Torne a aprendizagem parte da estratégia e potencialize os resultados da sua empresa com os insights do nosso primeiro ebook!
Por Maria Clara Ramos
O relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, que projeta as tendências do trabalho para os próximos 5 anos, apontou no mais recente material, que nos próximos anos as empresas terão ainda mais dificuldades para encontrar talentos capacitados nas habilidades exigidas no mercado.
As rápidas transformações e novas demandas do mundo corporativo só reforçam a importância do investimento em aprendizagem e desenvolvimento contínuo dos colaboradores, afinal, é muito mais fácil uma organização oferecer capacitação do que estar sempre em busca de novos talentos.
O relatório do Fórum Econômico Mundial mostrou ainda que 94% dos líderes esperam que os seus colaboradores desenvolvam novas competências ao longo dos anos, mas a pergunta que fica é: será que a cultura das empresas desses mesmos líderes estimula o aprendizado contínuo?
É um grande erro pensar na aprendizagem como algo isolado da estratégia da empresa. Muitas organizações que oferecem apenas treinamentos específicos para os seus colaboradores acreditam estar estimulando o aprendizado contínuo, mas a verdade é que implementar a cultura de lifelong learning – ou aprendizado contínuo ao longo da vida – é um caminho que envolve tempo, métodos, estratégia e consistência. É necessário criar de fato uma cultura e cultura não se constrói da noite para o dia.
Existem muitos desafios na implementação e no engajamento da cultura de aprendizagem, mas os benefícios são inúmeros! Podemos citar alguns como: colaboradores mais engajados, foco em inovação, maior retenção de talentos, resultados mais consistentes e alta performance de times.
Com o intuito de ajudar líderes, empresas e times na missão de implementar e potencializar a verdadeira cultura de desenvolvimento contínuo, a Witseed compilou em um ebook as 8 principais estratégias utilizadas pelos nossos clientes nesse processo e vamos compartilhar neste artigo alguns dos insights do material! Para baixar o material completo é só clicar no botão abaixo:
Como saber se a cultura organizacional favorece o aprendizado contínuo e o protagonismo dos colaboradores?
A cultura de lifelong learning não envolve só o aprendizado ao longo da vida de conteúdos específicos e técnicos, que serão utilizados apenas no ambiente de trabalho. Ela possibilita o aprendizado de todo e qualquer conteúdo desde que o traga relevância, seja para a vida pessoal ou profissional do colaborador, e para que ele se sinta confortável e estimulado a aprender sempre mais, é preciso pensar em um ambiente que fomente o protagonismo e a autodireção.
Um exemplo simples e clássico: o acesso a sites como Youtube, Google ou redes sociais é proibido no horário de trabalho?
Se a resposta para essa pergunta for sim, cuidado! Talvez você esteja limitando a maior fonte de aprendizagem da nova geração e criando um clima de controle e desconfiança.
Para te ajudar a entender melhor qual é o cenário atual da sua empresa, a professora da Harvard Business School, Amy Edmondson, desenvolveu uma matriz para empresas construírem o que chamou de “zona de aprendizagem”, que nada mais é do que um ambiente que possui alto compromisso com resultados e performance e alta segurança psicológica. Ou seja, o ambiente ideal para o aprendizado! Veja abaixo a matriz:
O objetivo é achar um equilíbrio entre oferecer um ambiente saudável e amigável ao aprendizado, ao passo que se avança também no comprometimento com os resultados. Um ambiente onde as pessoas enxerguem propósito na aprendizagem, saibam suas responsabilidades e se sintam seguras ao colocarem suas ideias, preocupações ou erros, sem sentirem o receio de serem punidas ou constrangidas.
🚨Nenhuma empresa quer estar na zona de apatia, ansiedade ou conforto. Se a sua está em alguma delas, algo está errado!
Já postamos no blog um artigo que fala especialmente da importância das zonas de segurança psicológica para o aprendizado e no papel das lideranças no incentivo do protagonismo dos colaboradores no seu próprio desenvolvimento.
Experimente a Witseed e saiba como as nossas soluções podem transformar o engajamento do seu time em treinamento e desenvolvimento!
8 maneiras de impulsionar a cultura de aprendizagem na sua empresa
#1 Planejamento estratégico
Assim como todo projeto, o primeiro passo é o planejamento. É preciso estabelecer processos, prazos e metas para ter uma entrega realmente eficaz. Sem planejamento é como se você conduzisse um barco sem saber para onde está indo. Quando falamos em planejar estratégias para impulsionar a aprendizagem de uma empresa, podemos listar alguns pontos fundamentais que farão empresa – líder – colaborador andarem lado a lado.
-
Alinhamento de metas pessoais
É de extrema importância ouvir os interesses e objetivos de desenvolvimento dos colaboradores. De nada vai adiantar a empresa implementar o projeto e só se preocupar em disponibilizar conteúdos do seu interesse. Isso pode gerar um grande desinteresse e um baixo retorno para a empresa.
-
Conexão com os desafios da empresa
Assim como qualquer ação e projeto dentro de uma empresa, tudo precisa estar alinhado com os desafios, expectativas e metas da corporação. Precisa fazer sentido. Lembrando que os interesses da empresa precisam andar de mãos dadas com os interesses dos colaboradores, como falamos no tópico anterior.
-
Acompanhamento e desenvolvimento com as lideranças
As lideranças podem escolher um problema da organização, montar um squad para solucionar e suportar o time com conteúdos da plataforma. Esse é um exemplo de como tornar os cursos etapas de projetos ou de como vinculá-los a problemas reais para conhecimento do time
#2 Aprendizagem intencional
Todos nós gostamos de nos desenvolver, estar atualizados e aprender algo novo. No entanto, a prática não é tão simples assim. Existe uma inércia natural do ser humano em realizar mudanças, seja na vida pessoal ou profissional, e obviamente na aprendizagem não é diferente.
A aprendizagem intencional surge como um alternativa para vencer essa inércia por meio de metas e de consistência. A consultoria McKinsey desenvolveu um método que ajuda a colocar a aprendizagem intencional em prática e o batizou de Método 3x3x3. O método consiste em três passos básicos que ajudam líderes e empresas a definir e alcançar as metas de aprendizagem, veja abaixo:
-
Definir 3 objetivos de desenvolvimento
Fica difícil lembrar o que estamos tentando alcançar se temos mais do que isso, por isso a melhor maneira é se concentrar em 3 objetivos concretos.
-
Durante um período de 3 meses
O período ideal deve ser longo o suficiente para estabelecer um novo hábito e curto o suficiente para criar um senso de urgência e impulso.
-
Envolvendo 3 outras pessoas para apoiá-lo
As pessoas são mais propensas a atingir metas quando recrutam outras pessoas que podem ajudá-las e responsabilizá-las.
Desenvolver uma nova habilidade não é uma tarefa fácil e requer intencionalidade e foco. Lifelong Learners sabem o que querem aprender e por quê.
#3 Experiência personalizada
A tecnologia se torna um ponto fundamental para ajudar na cultura de aprendizagem das empresas através do protagonismo do colaborador e da personalização da experiência. A Witseed, por exemplo, incorpora tecnologias de streaming, inteligência artificial e analytics para proporcionar experiências imersivas e inovadoras, que contribuem ativamente para uma melhor experiência autodirigida
Veja alguns exemplos:
-
IA: Inteligência Artificial
Nossos alunos contam com um robô, o Witson, que une várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado que conseguem simular capacidades humanas para interagir com os usuários, descobrir seus interesses, desafios, planos e preferências para recomendar conteúdos de forma personalizada.
-
Analytics
Nossa plataforma é integrada com ferramentas de análises de dados, que mostram aos alunos um desempenho mais detalhado, o quanto estão se desenvolvendo em cada habilidade adquirida com os conteúdos
-
Timeboxing
Já falamos aqui sobre a importância da aprendizagem intencional, integrada ao horário de trabalho. Pensando nisso, criamos a função timeboxing na nossa plataforma de streaming de cursos, onde o aluno clica, escolhe quantos dias e horas semanais pretende dedicar ao aprendizado e automaticamente gera uma reserva no seu calendário.
-
Trilhas de aprendizagem
Sabe quando você está em uma plataforma de streaming, como a Netflix, em que os filmes são catalogados em tiras temáticas contínuas e conectadas? Como ‘lançamentos da semana’, ‘filmes para ver a dois’, ‘séries medievais’ e etc. Na plataforma da Witseed, as nossas trilhas de aprendizagem fazem esse papel de reunir em uma mesma lista cursos de temáticas personalizadas de acordo com os interesses do aluno e da empresa.
🔐 FIM DO SPOILER
Neste artigo você pôde ter um gostinho do conteúdo que está no nosso primeiro ebook. Para continuar aprendendo basta clicar no botão abaixo e baixar o ebook completo!
Transformações na cultura organizacional são difíceis de executar e ainda mais difíceis de manter, mas quando são pensadas de forma estratégica, com planejamento e priorização, só trazem benefícios para as organizações!
As empresas que investem na cultura de aprendizagem desenvolvem a mentalidade, o comportamento e as habilidades dos colaboradores e atingem outros níveis de sucesso!