Gestão de Pessoas Liderança Recursos Humanos

Porque a sua empresa deve investir no Onboarding digital

Tempo de leitura: 4 minutos

Se engana quem pensa que o processo de recrutamento e seleção termina quando os melhores candidatos são escolhidos. Investir em um bom programa de integração é o que garante a retenção e o engajamento dos novos colaboradores!

Por Maria Clara Ramos

Atrair ótimos profissionais e construir equipes de alta performance é um dos maiores objetivos das empresas e dos gestores, afinal o mercado busca constantemente pessoas talentosas, engajadas e produtivas para compor novos negócios. 

No entanto, apenas bons processos seletivos não garantem a permanência desses talentos na empresa, e é preciso encontrar novas formas de integrá-los nos processos, na rotina e na equipe para garantir uma boa experiência de trabalho. 

O processo de adaptação para uma nova empresa é fundamental para o desenvolvimento, produtividade, engajamento e retenção dos talentos e a prática de onboarding, já conhecida e utilizada por muitas empresas, pode ser uma boa maneira de garantir esses resultados! 

Existem muitas dúvidas sobre como fazer um processo de onboarding atraente e encantador, principalmente quando falamos no onboarding digital, e pensando nisso nós separamos neste artigo, algumas dicas para implementar ou aperfeiçoar o onboarding da sua empresa! 

Aqui você vai aprender: 

  • O que é onboarding e qual a sua importância?
  • Quais os benefícios de implementar essa prática?
  • Quais as consequências de não estruturar um bom processo de onboarding?
  • Por que investir no onboarding digital?

 

O que é o onboarding de novos talentos?

Basicamente, onboarding é o processo de integração e adaptação dos recém-contratados nas empresas e tem como principais objetivos instruir os novos funcionários na rotina, cultura, equipe e dinâmicas corporativas. Esse é um dos processos mais importantes para as organizações porque, quando feito com excelência, garante a retenção dos profissionais e o sucesso da companhia no mercado.

O processo de onboarding começa desde a contratação e se estende até o talento se sentir confortável em assumir as atividades do cargo com independência e completamente integrado ao time e à empresa, além de se sentir familiarizado com a cultura do negócio. 

Muitas companhias ainda ignoram a importância do onboarding de funcionários e realizam somente uma breve apresentação. Esse é um erro grave, principalmente porque o mercado se encontra cada vez mais competitivo, e as empresas que investem em talentos ficarão com os melhores profissionais. Christine Marino,  Chief Strategy Officer da Click Boarding e Especialista em onboarding, já apresentou dados interessantíssimos sobre o tema, veja abaixo alguns:

  • Os colaboradores que participam de programas de integração eficientes têm 69% mais chances de permanecer na empresa por, no mínimo, três anos;
  • 15% dos profissionais contam que optam pelo desligamento da companhia quando não há um programa de onboarding bem estruturado no negócio.
  • Os programas de integração são capazes de aumentar a retenção dos colaboradores em 25%, além de melhorar o desempenho dos profissionais em 11%

 

Como o trabalho remoto impactou a prática do onboarding em muitas empresas

A pandemia do COVID-19 e a necessidade de isolamento social foram determinantes para que muitas organizações passassem a exercer suas atividades no home office, e isso afetou diretamente a integração dos novos profissionais, que foram contratados por via remota. 

Profissionais de RH e líderes corporativos precisaram se adaptar e aprender a realizar contratações e integrações eficientes à distância, reinventando o processo de onboarding das suas empresas. Esse grande desafio, no entanto, não abalou as empresas que já estavam desenvolvendo e estruturando seus processos de integração no digital! 

 

Porque você deve investir no onboarding digital

Mesmo antes da pandemia, as grandes empresas já estavam focando sua atenção no onboarding digital, afinal muitas vezes são contratados mais de 100 funcionários de uma vez! Seria um processo extremamente caro se feito presencialmente, com os custos de deslocamento, alimentação, material impresso, locação e etc. 

Aqui na Witseed, além da nossa fábrica de cursos, o nosso serviço de Onboarding também é um grande diferencial para o RH e um grande aliado para os nossos clientes. Temos cases de sucessos incríveis nesse processo com empresas como Fiat, Siemens, FedEx, Playboy, Wheaton e Mosaic Fertilizantes. 

Além de oferecer cursos conectados com os desafios do mercado através do nosso streaming de educação, a Witseed também ajuda empresas desenvolvendo conteúdos personalizados e gravando cursos especiais de onboarding, que vão desde a integração dos funcionários até a padronização da experiência de atendimento! Esse é um serviço que além de gerar valor, gera também economia de custos. 

Conheça o nosso plano personalizado de Onboarding agora mesmo! 

Experimente a Witseed

 

Como a Witseed ajudou a Mosaic Fertilizantes a integrar mais de 250 novos profissionais através do Onboarding Digital

Uma das maiores empresas do mundo em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, que quando procurou a Witseed havia acabado de adquirir a Vale Fertilizantes. Além das demandas de integração de processos, negócios e equipe, a empresa também estava contratando mais de 250 novos profissionais que teriam que aprender sobre a cultura da empresa, processos e ainda operar em curto prazo. 

Integrar e treinar quase 80% de mão de obra nova presencialmente poderia ser um grande erro! Sabendo de todos esses desafios, e pensando em criar soluções personalizadas de acordo com as demandas necessárias, a Witseed desenvolveu cursos e conteúdos exclusivos, em parceria com as lideranças da Mosaic Fertilizantes, chegando à marca de 1.000 vídeos produzidos!

Os vídeos foram divididos em módulos de curta duração, entre cinco e dez minutos, com linguagem e metodologia 100% digitais e conteúdos transversais, que envolvem comunicação, criatividade, inteligência artificial, metodologia ágil, processos e transformação digital. 

Isso permitiu capacitar e desenvolver os colaboradores com um alto grau de engajamento! Veja o teaser comemorativo de 1000 vídeos abaixo.

 

O onboarding digital possui inúmeros benefícios, como:

Menos custo

Menos tempo gasto

Maior adaptação

Alcance em larga escala 

Possibilidade de revisitar o conteúdo

Além disso, podemos listar também como um benefício do digital a flexibilização do aprendizado, que permite aos colaboradores decidir que horas e como, seja pelo notebook ou celular, acessar os conteúdos disponíveis online. Além de estimular o protagonismo dos recém-contratados, que passam a ser responsáveis pelo próprio desenvolvimento. 

 

Depois da integração, vem o plano de engajamento contínuo! 

Um bom programa de onboarding pode ser valioso para a retenção e a motivação do seu colaborador nos primeiros momentos, mas não se esqueça de criar um plano de engajamento contínuo do novo talento  com a equipe e com a organização de uma maneira geral. 

Pense na cultura de feedback como uma grande aliada nesse processo e busque entender como o novo talento se sente em relação ao novo trabalho, ao suporte, aos recursos e aos equipamentos disponibilizados pela organização

Agora que você já sabe que o onboarding é essencial para sua empresa, comece a traçar estratégias para a imersão facilitada dos novos funcionários e conte com a Witseed para isso!

Solicite uma demonstração

Quer saber mais sobre esse tema? 

Convidamos o Carlos Janibelli, Diretor do CSC da Mosaic Fertilizantes, para o nosso podcast e nesse episódio ele deu dicas preciosas de como um líder deve se planejar e agir para montar um time diverso e alinhado com os valores da empresa, quais critérios devem ter mais relevância no recrutamento, como engajar um time novo e como liderar outros líderes!