Carreira Cultura de Aprendizagem Educação Corporativa Futuro da Educação Futuro do Trabalho

Desafios e tendências para a Educação Corporativa em 2022 

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o primeiro lugar disparado nas prioridades do RH, Lifelong Learning aparece como a maior tendência para o próximo ano, veja nesse artigo porquê!

Recentemente, publicamos aqui no blog um artigo  que aponta as cinco prioridades do RH em 2022, de acordo com um recente relatório da Gartner, onde o desenvolvimento de habilidades e competências críticas aparece em primeiro lugar disparado! 

Com quase 60% dos líderes considerando que desenvolvimento contínuo e a aprendizagem são prioridades para o próximo ano, nada mais justo do que compartilhar também os principais desafios e tendências dessa área para 2022. 

Por que apostar em Educação Corporativa na minha empresa?

Antes de mais nada, independentemente do departamento, da função ou das metas de carreira que um profissional possui, adquirir e desenvolver novas habilidades já é e será cada vez mais necessário para todas as áreas de uma Organização

Hoje, a velocidade das transformações é exponencial. Entre os anos 1990 e 2020, por exemplo, formou-se um abismo gigantesco no modo de viver das pessoas, e na vida profissional isso não é diferente! Se você, líder, acha que manter os seus colaboradores atualizados diante das imprevisibilidades do mercado já é um grande desafio na sua empresa,  fazer isso sem investir em desenvolvimento contínuo certamente será um desafio ainda maior. 

A Educação Corporativa, além de agregar conhecimento aos seus colaboradores e impulsionar os resultados do seu negócio, também se apresenta como uma ótima oportunidade para desenvolver os talentos da sua empresa, o que a torna uma maneira de retê-los e engajá-los. O movimento das empresas para fomentar o Lifelong Learning (desenvolvimento contínuo ao longo da vida)  para seus colaboradores é benéfico tanto para os funcionários, que terão a oportunidade de desenvolver novas habilidades e incrementar o seu currículo, quanto para o negócio, que vai contar com profissionais mais especializados, atualizados e engajados.

Os principais desafios 

Mesmo sabendo das inúmeras vantagens de implementar uma cultura de lifelong learning, muitas empresas encontram alguns desafios no processo. Entre esses desafios, os considerados mais comuns são:

  • Alto custo, principalmente se estamos falando em treinamentos presenciais;
  • Dificuldade de mensuração de resultados;
  • Baixo engajamento de colaboradores

Pensando nisso e com o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem digital mais atraente, a Witseed foi criada para contribuir com o crescimento de profissionais e empresas. Além de oferecer cursos e uma experiência digital de alta qualidade, o nosso propósito também é ajudar a implementar uma cultura de aprendizagem nas Organizações. Somos parceiros do negócio nesse sentido, realizando ações de engajamento, gamificação da aprendizagem, oferecendo mensuração de desenvolvimento e resultados  e  apoiando a liderança. 

A pandemia do coronavírus exigiu reações rápidas e eficientes com relação ao digital e na área da educação não seria diferente. Agora talvez nem seja mais possível imaginar o mundo sem o EAD e sem as novas tecnologias que facilitam o engajamento e os treinamentos em qualquer lugar, e é por isso que listamos abaixo as cinco principais tendências do e-learning para 2022:

1- M-Learning (Mobile Learning)

Conteúdos em formato de vídeo e podcast são os que mais crescem na preferência dos alunos corporativos. A utilização de dispositivos móveis, como celulares e tablets e até mesmo a experiência digital e offline (aplicativos) permitem aos alunos maior flexibilidade para aprender quando e onde quiserem.

2- Microlearning 

É um método pensado e utilizado para fornecer aos alunos módulos de curta duração e de fácil compreensão, aumentando o engajamento, facilitando a absorção e facilitando a rotina de estudos em dias, fornecendo pílulas completas  de aprendizado em um curto espaço na agenda. 

3- Gamificação

Inserir na aprendizagem a dinâmicas de jogos e a interatividade para garantir maior adesão e engajamento dos alunos. 

4- Aprendizagem social 

Também conhecido por social learning, é a aprendizagem que acontece entre alunos, por meio de salas de bate-papo, fóruns e círculos de aprendizagem e compartilhamento de conteúdos.

5- Conteúdos interativos 

Métodos que aumentem o protagonismo do aluno e enriquecem a experiência, por meio de tecnologias imersivas, com inteligência artificial e realidade virtual. 

Quer saber ainda mais sobre esse tema? Nesta quinta-feira, dia 02/12, às 15h, receberemos líderes de peso para dar continuidade a esse assunto, com debates ricos e aprofundados sobre o futuro da Educação Corporativa! 

Metaverso na educação? Desafios para o mercado em 2022? Tendências de tecnologia que vão impactar a aprendizagem corporativa? Isso tudo é debate no nosso grande encontro e você não pode perder!