Cases de Sucesso Cultura de Aprendizagem Gestão de Pessoas Inovação Liderança

Como a Educação Corporativa Digital ajudou a implementar um CSC do zero e em larga escala

Tempo de leitura: 5 minutos

Nesse artigo, você vai saber como, com a ajuda da Witseed, a Mosaic Fertilizantes economizou mais de R$10 milhões na implementação do zero do Centro de Serviços Compartilhados da empresa

Por Maria Clara Ramos

O CSC, Centro de Serviços Compartilhados, é uma área pensada para unificar departamentos estratégicos, otimizar processos, padronizar serviços e aumentar a eficiência nas empresas, utilizando o menor investimento possível. De acordo com um estudo da revista Fortune, 90% das cem maiores empresas do mundo tem um CSC. O modelo de negócio chegou ao Brasil na década de 90, com um grande movimento de abertura para multinacionais e  recentemente a solução vem se expandindo para empresas de todos os portes e setores.

Um levantamento feito pela PWC aponta que muitas empresas estão em busca de uma estratégia multifuncional, e para isso estão dispostas a deixar para trás o modelo unitário, em que cada departamento se responsabiliza exclusivamente por um tipo de produto ou serviço. Além disso, o estudo também mostrou que a implementação do CSC pode gerar uma economia de mais 30% no caixa da empresa! 

Nesse artigo, você vai entender melhor um case de sucesso incrível da Witseed e da Mosaic Fertilizantes na missão de construir um Centro de Serviços Compartilhados do zero e em larga escala! 

Quem é a Mosaic Fertilizantes? 

Uma das maiores empresas do mundo em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, que tem como missão ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa,  entregando cerca de 20 milhões de toneladas de fertilizantes para mais de 30 países.  No Brasil, atua na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal, entre outras especialidades.

Os desafios

Quando a Mosaic procurou a Witseed, havia acabado de adquirir a Vale Fertilizantes, e além das demandas de integração de processos, negócios e equipe, a empresa também  estava atualizando o SAP Global e contratando mais de 250 novos profissionais que teriam que aprender sobre a cultura da empresa, processos e ainda operar em curto prazo. Criar um CSC surgiu como solução fundamental para o sucesso desse desafio. 

Por fim, ainda contavam com a meta de construir um CSC digital e moderno que pensasse em melhoria contínua para o negócio. Ou seja, a urgência da situação sinalizava para altos custos.

Diante de todos esses desafios e da necessidade de treinar quase 80% de mão de obra nova, pensar em realizar todos os treinamentos de maneira presencial poderia ser um grande erro. Sem contar com gastos a mais em locação, deslocamento, materiais impressos e ainda o custo do não aprendizado, já que em uma única oportunidade de tempo, o conteúdo não é 100% aproveitado. 

As estratégias 

O Janibelli estava certo. A Witssed é a única empresa de Educação Corporativa que tem uma academia especializada em Centros de Serviços Compartilhados, desde a implementação até as últimas tendências. Sabendo de todos esses desafios, logo iniciamos nosso planejamento estratégico, oferecendo não só a nossa academia de conteúdos especializados em CSC, como também dando início à produção de conteúdos personalizados com os próprios líderes da empresa.  

Foi uma co-construção de muito sucesso, acompanhada de reuniões constantes para alinhamentos de cada passo a ser dado. “Semanalmente fazíamos uma reunião de planejamento para decidir quais vídeos íamos produzir naquele período e ao longo do processo de produção também tivemos comunicações constantes para dúvidas ou algum problema para ser resolvido.” –  Vanessa Feldman , Analista Sênior de Performance do CSC da Mosaic Fertilizantes.

Os vídeos produzidos para a Mosaic Fertilizantes foram divididos em módulos de curta duração, entre cinco e dez minutos, com linguagem e metodologia 100% digitais e conteúdos transversais, que envolvem comunicação, criatividade, inteligência artificial, metodologia ágil, processos e transformação digital. Isso permitiu capacitar e desenvolver os colaboradores com um alto grau de engajamento, essas foram algumas de nossas estratégias:

  • Solução imediata: a nossa Academia de Serviços Compartilhados, a primeira e maior da América Latina, com cursos desde a implementação do Centro de Serviços Compartilhados até as últimas tendências no mercado.  A SSAcademy oferece cursos inovadores com grandes especialistas para desenvolver e aumentar o protagonismo do CSC nas soluções do negócio, mantendo a empresa e o time sempre conectados com os novos desafios do mercado.
  • Solução personalizada: sabendo de todos os desafios e pensando em criar soluções personalizadas de acordo com as demandas necessárias, a Witseed desenvolveu cursos e conteúdos exclusivos, em parceria com as lideranças da Mosaic Fertilizantes, chegando a marca de 1.000 vídeos produzidos! Veja o teaser comemorativo abaixo.
  • Match entre colaboradores, desafios e oportunidades: a Educação Corporativa permite que as empresas desenvolvam os funcionários para os desafios do momento, sem que haja um gap entre o que o mercado exige e o que a empresa está pronta para entregar. Pensando em alinhar as metas das lideranças e as necessidades de cada aluno, desenvolvemos uma curadoria de conteúdos personalizada que foi fundamental para o sucesso na relocação e retenção dos talentos da empresa.
  • Cultura de aprendizagem: a Witseed foi criada com o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem digital mais atraente e contribuir para o crescimento de profissionais e empresas. Além de oferecer cursos e  uma experiência digital de qualidade, o nosso propósito também é ajudar a implementar uma cultura de aprendizagem nas Organizações. Somos parceiros do negócio nesse sentido, realizando ações de engajamento, gamificação da aprendizagem, oferecendo mensuração de desenvolvimento e resultados  e  apoiando a liderança. Por esse motivo, além de ajudar a Mosaic Fertilizantes a ter sucesso nos desafios, também estivemos presentes na implementação da cultura de Lifelong Learning na Companhia.

Um case de sucesso global

Foi um modelo de tanto sucesso que o CSC da Mosaic Fertilizantes Brasil se tornou uma referência para outras áreas internas desenvolverem treinamentos contínuos, e até mesmo para reconhecimento internacional!

O CSC da Mosaic Fertilizantes  se tornou o principal motor de inovação da  empresa, seguindo a tendência do mercado. A Pesquisa Global de Serviços Compartilhados feita pela PWC mostrou que os Serviços Compartilhados vão além da redução de custos e, ao se sofisticarem, irão abandonar as tarefas transacionais tradicionais para se tornarem centros de competências e gestão da inovação, fornecendo serviços mais complexos para todas as funções da matriz, enquanto esta diminui de tamanho e reduz seu foco nas operações diárias. 

Os resultados 

A Mosaic Fertilizantes economizou mais de R$10 milhões em treinamentos presenciais com os serviços e produtos digitais da Witseed, e essa parceria de sucesso e desenvolvimento contínuo será sempre uma parte muito importante da nossa história. 

As vantagens de ter um CSC no seu negócio 

De acordo com a Revista Fortune, 90% das grandes empresas globais possuem a estratégia do CSC implementada, mas isso não significa que empresas de menor porte não possam construir um Centro de Serviços Compartilhados que seja eficiente para a Companhia! Entre os benefícios de implementar essa nova área na sua empresa estão:

  •  Uma vez em operação, a gestão tem mais tempo para se dedicar ao core business da empresa, pois os serviços de suporte acabam fluindo com mais facilidade.
  • Por mais que seja uma área criada para integrar e padronizar processos, é um método totalmente personalizável para qualquer serviço.
  • Os usuários têm mais acesso aos serviços prestados internamente por todos os departamentos,  ajudando na redução de conflitos entre unidades operacionais e áreas funcionais

A academia digital de Serviços Compartilhados da Witseed está entre as principais soluções para o CSC no Brasil. Separamos abaixo alguns dos cursos inovadores presentes na nossa academia para manter o seu time sempre conectado com os desafios do mercado:

  • Tendências em CSC – Marcelo Pardi, Diretor do CSC da COGNA
  • Nova fronteira para transformação digital – Allexley Bernacchi, Co-fundador da Smarthis
  • Robotics – Kéllin Pereira, Gerente de Operações da Genpact
  • Estratégia de serviços – Flávio Feltrin, Diretor do CSC da Algar
  • Cultura de inovação – Audrey Barbosa, Coordenadora de Inovação e Processos da Natura & Co

Quer saber mais?

Fizemos uma live com o Diretor do CSC da Mosaic Fertilizantes, Carlos Janibelli, em que ele foi convidado para contar sobre esse case de muito sucesso e deixamos gravada no nosso canal do Youtube. Assista e entenda diretamente com ele, que foi o pioneiro desse projeto no Brasil! 

Se você é líder e se interessa por esse assunto, olha só esse episódio!

Além de falar sobre o modelo de negócio do CSC, nesse episódio Janibelli traz dicas preciosas de como um líder deve se planejar e agir para montar um time diverso e alinhado com os valores da empresa, quais critérios devem ter mais relevância no recrutamento, como engajar um time novo e como liderar outros líderes! 

WITSEED | REVOLUCIONANDO A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA 

Produzimos cursos digitais inovadores, conectados com os desafios atuais do mercado, ouvindo executivos referência no tema. Clique nos botões abaixo e saiba mais!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *