Futuro do Trabalho Inovação TI UX Design

Por que você deveria estar usando Ux Design para alavancar o seu produto

Tempo de leitura: 4 minutos

Esqueça o design tradicional, com foco no produto. O novo desafio necessita de atenção à experiência humana.

Por Isabella Madureira

O que passa na sua cabeça quando você ouve a palavra Design? Provavelmente a primeira coisa que vem em mente é estética, beleza. Se você acha que design é só sobre isso, você está enganado. Na verdade, design é sobre projetar. Uma tela bonita é apenas consequência de um projeto bem organizado.

E o que é o Ux Design? Ux é uma sigla que significa “User Experience”, traduzido para o português, “Experiência do Usuário”. Estamos falando então de projetar a melhor experiência para o nosso usuário, e para isso que isso seja possível, precisamos saber e entender profundamente quem ele é. Como é a sua rotina? Quais são os seus problemas e necessidades? O melhor produto é aquele que vai resolver os problemas do seu usuário de forma mais fácil e intuitiva. E aqui chegamos na regra número 1 do Ux Design.

Se apaixone pelo problema e não pela solução

Quando estamos apegados a uma solução, tendemos a achar que um produto estará finalizado com essa solução. Criamos metas de entrega e não de resultados. Nos cegamos para a experiência do nosso usuário. Vamos ver alguns exemplos que ilustram a importância de mapear experiências para entender os problemas:

  • Uber

Fonte: Gizmodo Brasil

Essa é a interface do aplicativo da Uber. Se a empresa focasse na solução de apenas criar um aplicativo que facilitasse o transporte particular, ela com certeza não teria a grandeza que atinge hoje. A experiência da Uber é sobre a comodidade e segurança no transporte. O aplicativo pode funcionar perfeitamente, mas se o usuário entra em um carro  com mau cheiro, sujo ou  com um motorista mal educado, ele tem uma experiência ruim. 

  • Airbnb

Fonte: UX Collective

O mesmo acontece com o Airbnb. Se alugamos uma casa, mas no check-in percebemos que ela é muito diferente das fotos, está suja ou os aparelhos domésticos não funcionam, temos uma experiência ruim. 

A experiência do usuário é muito maior do que a interface e navegação de um produto, ela está relacionada à valor e à transformação. É a transformação que gera valor na vida do seu usuário. E ela vai além do uso do seu produto. Aqui chegamos na dica número 2.

Foque no seu usuário

Há pouco mais de um ano, lançamos o aplicativo da Witseed. Quem já conhece a nossa plataforma pode estar pensando “demoraram para lançar um app, todo mundo já tem app”, mas esse é um pensamento de quem está focado na solução. Nosso aplicativo foi desenvolvido ouvindo o problema dos nossos alunos ao longo do tempo. 

Em uma determinada pesquisa, percebemos que eles queriam assistir nossos cursos em períodos de deslocamento, mas sem que isso consumisse os dados do celular. O aplicativo foi uma hipótese de solução para esse problema. Por que hipótese? Porque mesmo depois de desenvolvido, ele precisava ser testado! Aqui chegamos na dica número 3.

 Faça testes com o seu usuário

A única forma de validar se um problema está sendo solucionado é testando! E você não precisa esperar um produto estar 100% desenvolvido para testar. Não precisa e nem deve! Começar testando com Wireframes, por exemplo, reduz o esforço e consequentemente o custo de um projeto. Wireframes são esboços simples que além de ajudar o Ux Designer na organização visual de um projeto, também são importantes para alinhamento com clientes e stakeholders quanto ao projeto e o que o usuário quer. 

Fonte: Labcom

Mas lembre-se, o desenho de interface (Ui Design) é uma das etapas finais de um projeto. Existem algumas etapas de Ux que precisam acontecer previamente:

1. Definição de estratégias. 

Aqui o Ux Designer entende o objetivo do negócio. Isso significa se importar com 3 fatores: Pessoas, processos e tecnologias. 

I. Pessoas: 

Quando falamos de pessoas, estamos falando de entender os objetivos dos stakeholders, os problemas e vontades dos usuários e o funcionamento da sua equipe. A colaboração é essencial!

II. Processos: 

Processos bem definidos são importantes para construirmos algo de forma estruturada e repetível. Assim, não ficamos reféns da criatividade ou “dom”.

III. Tecnologia:

Precisamos saber como funciona um processo de desenvolvimento e qual a nossa viabilidade técnica.

Com esses três pontos em mente, o Ux Designer consegue mais clareza em chegar na melhor solução possível de se projetar, no tempo disponível, com os recursos atuais e de acordo com o funcionamento da equipe. Dessa forma, pensar em estratégia é unir o sucesso do produto ao sucesso da empresa. Esse equilíbrio é o sucesso da gestão de riscos.

2. Definição de pesquisas:

Depois de definir as estratégias, definimos as pesquisas. Existem várias técnicas de pesquisa que podem ser feitas com o seu usuário: Comportamentais ou Atitudinais, Quantitativas ou Qualitativas. 

  • Técnicas Comportamentais buscam mapear o que as pessoas fazem, já as Atitudinais, focam no que as pessoas falam. 
  • Técnicas Quantitativas querem analisar métricas e números.
  • Técnicas Qualitativas buscam entender histórias e sentimentos. 

Na imagem abaixo temos alguns exemplos.

Essas são algumas análises necessárias para a estruturação de um projeto. Para definir quais técnicas de pesquisa serão utilizadas, o Ux Design precisa ter um objetivo bem definido. Quais são as hipóteses? Aqui chegamos na dica final.

Projeto é diferente de Produto

Projeto é um esforço temporário com um objetivo claro. Deve ser organizado a partir das Metas SMART, ou seja, (S) Específico (no inglês, specific), (M) Mensurável, (A) Atingível, (R) Relevante e (T) Temporal. Já o Produto deve estar em eterna construção, se adaptando junto às novas tecnologias e demandas do mercado.  

Agora que você já sabe a importância da experiência do usuário e os principais conceitos de inovação em UX Design, não deixe de colocá-las em prática no seu negócio, temos certeza que fará toda a diferença! Na Witseed, gravamos um curso incrível de um case referência no mundo: Estratégia de Atendimento – Case Zappos, confira o teaser! 

Perdeu esse podcast que gravamos com a liderança do Rock in Rio?

Oferecer experiências inesquecíveis é com eles mesmo! Nesse episódio você vai conferir dicas valiosas e ainda os 8 pilares de um dos maiores eventos do mundo.

WITSEED – SIMPLES DE USAR. INCRÍVEL PARA APRENDER. POTENTE COMO A TECNOLOGIA DEVE SER.

Acesse nosso site e siga nossas redes sociais para saber mais!

%d blogueiros gostam disto: