Cultura de Aprendizagem Educação Corporativa Futuro do Trabalho

BIP Brasil inova na experiência de aprendizagem dos colaboradores

Tempo de leitura: 5 minutos

A Witseed é a mais nova aliada do programa de capacitação da consultoria italiana

Por Gabriela Cardoso

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. A frase atribuída a Charles Darwin não poderia ser mais atual e não por acaso, “Darwin” é o nome do Programa Internacional de Capacitação de Jovens Talentos da consultoria BIP. A mensagem é simples: só é capaz de mudar, aquele que é capaz de aprender. 

A BIP é uma consultoria fundada na Itália, em 2003, com o propósito de provocar transformações significativas dentro das empresas, principalmente em inovação, finanças, segurança de dados, design e excelência operacional. Com grandes projetos em mais de 40 países do globo e 90% de retenção de clientes, a BIP é reconhecida pelo espírito pioneiro em um mundo de mudanças aceleradas. 

Se a capacidade de se adaptar a mudanças já era uma competência valorizada quando a gente achava que o mundo se transformava rapidamente, imagina agora! Para manter os mais de 3 mil funcionários conectados com os desafios do mercado, a BIP conta com uma forte cultura de Lifelong Learning, aprendizado contínuo ao longo da vida. 

Será cada vez mais difícil encontrar profissionais prontos para os desafios velozes do mercado, portanto a empresa que não oferece cultura de aprendizagem hoje está programando a própria obsolescência. Pesquisas do Fórum Econômico Mundial indicam que 42% das principais habilidades exigidas pelos empregos de hoje vão mudar até 2022

A Educação Corporativa se faz essencial à sobrevivência de qualquer iniciativa que tem como objetivo se desenvolver e se adaptar. O DARWIN é um Programa Internacional que conecta jovens de todas as BIPs do mundo e oferece capacitação em habilidades de ponta em áreas que moldam o futuro do negócio. Uma verdadeira experiência de desenvolvimento contínuo, com networking entre os países.

No Brasil, o time de Desenvolvimento de Talentos acaba de lançar um grande projeto 100% digital, estratégico para apoiar o processo de aprendizado dos mais de 400 colaboradores dos escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro, o BIP LEARNING!  Estar ao lado da tecnologia, da informação e das ferramentas disponíveis para o aprendizado constante democratiza o acesso ao conhecimento dentro das empresas e nivela oportunidades, acaba sendo a união perfeita do ágil com o escalável.

WITSEED + BIP LEARNING

A Witseed entra em cena como facilitadora desse projeto de desenvolvimento contínuo, tornando a aprendizagem flexível, conectada às principais tendências locais e globais, diversa e personalizada, alinhando os interesses de cada indivíduo ao processo de aprendizado. 

Os cursos on-line da Witseed têm uma combinação única no mercado, de conhecimento com entretenimento, além de utilizar as mais avançadas tecnologias de inteligência artificial para personalizar e analisar a experiência de aprendizagem contínua dentro das empresas. 

A Witseed foi criada em 2017 e em pouco tempo passou a ser reconhecida no mercado pelos resultados conquistados para parceiros como Fiat, Natura, Oi, Gerdau e Siemens. Além disso, a partir das inovações na área de Educação Corporativa, a Witseed foi eleita a terceira melhor edtech do Brasil, em 2020, no Ranking 100 Open Startups.

Educação Digital não é tudo igual!

Entre 2020 e 2021, houve um aumento de cerca de 47% de investimento em serviços de treinamento e desenvolvimento (ABTD). Ao mesmo tempo em que a Educação Digital vem desempenhando um papel crucial no desempenho das empresas, a pandemia também tornou ainda mais evidentes as disparidades entre as diferentes formas de aprender através da internet.

A experiência que você tem durante o processo de aprendizagem precisa ser prazerosa para que realmente se torne uma cultura de desenvolvimento.

Como a Witseed revoluciona a aprendizagem digital? 

  • Microlearning: aprendizagem atrativa, dinâmica e dividida em módulos curtos, fáceis de encaixar em qualquer rotina.
  • Storytelling: roteirização feita por uma equipe de cinema pensada para a melhor experiência digital.
  • Conselho de Educação: atualização e curadoria de conteúdo com as maiores empresas do Brasil.
  • Inteligência Artificial: utilização de tecnologias avançadas para personalizar a experiência e analisar dados.
  • Professores executivos: aulas práticas com quem realmente aplica o conhecimento no mercado de trabalho.

Bruno Leonardo, CEO da Witseed, destaca que “não dá para filmar uma aula presencial e dizer que é Educação Digital. A Witseed foi criada com um objetivo claro: tornar a experiência de aprendizado mais atraente e contribuir para o crescimento de profissionais e empresas. Adotamos o adaptive learning e engajamos os alunos a se tornarem protagonistas das próprias carreiras.”

Aprendizagem Autodirigida e Protagonismo de Carreira

O protagonismo do funcionário foi outro fator decisivo na implementação do projeto BIP Learning, mas essa é a etapa final da verdadeira cultura do Lifelong Learning. Antes é preciso entender que nenhum hábito vira cultura da noite para o dia e que existe um papel fundamental da empresa, da liderança e dos funcionários nesse processo. São eles: 

  • Empresa: investir em educação, em tecnologias e fornecer conteúdos estimulantes ao desenvolvimento, de qualidade, diverso, atual e dinâmico.
  • Liderança: inspirar pelo exemplo e criar um ambiente amigável ao aprendizado. Um estudo da Deloitte mostrou que 70% do engajamento de um time depende da liderança, portanto o líder precisa entender que essa responsabilidade não é só do RH.
  • Funcionário: ser protagonista do próprio desenvolvimento, mantendo-se sempre atualizado, trazendo assim resultados positivos para a empresa e para a sua carreira.
  • Witseed: a Witseed é muito mais que uma plataforma de aprendizagem, com uma equipe especializada em experiência do cliente, ela atua junto da liderança conhecendo os desafios atuais da empresa e engajando os alunos a aproveitarem todas as oportunidades de crescimento através da aprendizagem autodirigida.    

Ser protagonista da própria carreira é assumir o controle do próprio sucesso através do autoconhecimento, autodesenvolvimento e da automotivação. Flávio Menezes, sócio da consultoria italiana, acredita que ser protagonista dos próprios sonhos e objetivos traz felicidade e realizações para cada colaborador e consequentemente para o todo.   Ser o agente da própria mudança é o conselho da alta liderança para todos os colaboradores da BIP.

Os benefícios da aprendizagem contínua

Investir em pessoas que já fazem parte da organização é uma prática importante para identificar possíveis melhorias e estabelecer metas de médio e longo prazo. Além de potencializar o desempenho dos colaboradores e valorizar as suas competências, um estudo feito na Alemanha, publicado pelo Valor Econômico, comprovou que capacitar funcionários aumenta em até 10 pontos percentuais a lealdade, a produtividade e a retenção deles. 

Há outras vantagens estratégicas para uma empresa e para os colaboradores ao adotar uma cultura de aprendizagem, são elas: 

  • Concentração nos pontos fortes: o funcionário que aprende continuamente sabe quais são seus pontos fortes e fracos. Dados da Gallup mostram que equipes que se concentram em pontos fortes, diariamente, têm produtividade 12,5% maior.
  • Aumento da retenção dos funcionários: a empresa que investe no seu colaborador, visa estreitar o relacionamento com foco em mantê-lo na organização. Um relatório produzido pelo LinkedIn mostra que 94% dos funcionários preferem empresas que investem na capacitação e qualificação. 
  • Alcance de maiores resultados: como consequência, o investimento em cultura de aprendizagem se converte em maiores resultados. Um levantamento da Education First mostra que empresas que investem no aprendizado contínuo estão propensas a crescer 5% a mais em relação às empresas que não.

As novas tecnologias e a capacidade de aprender

A força de trabalho está sendo altamente impactada pelas tecnologias mais ágeis do que o esperado. As transformações aceleradas destacaram a importância de algumas habilidades comportamentais que estão escassas no mercado, são elas: 

Além disso, dados do Fórum Econômico Mundial apontam que, até 2025, a automação e a relação de trabalho entre humanos e máquinas irão interromper 85 milhões de empregos em todo o mundo. É por isso que a capacidade de aprender será a habilidade mais importante daqui pra frente para qualquer área e qualquer indivíduo.

Estimular a habilidade de aprender e criar um ambiente propício para o aprendizado é o que vai permitir à sua empresa e aos seus colaboradores a capacidade de se adaptar nesse novo mercado. O crescimento de qualquer empresa depende do crescimento dos seus profissionais e o Lifelong Learning caminha lado a lado nessa transformação! 

WITSEED | REVOLUCIONANDO A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA 

Produzimos cursos digitais inovadores, conectados com os desafios atuais do mercado, ouvindo executivos referência no tema. Acesse nosso site para saber mais e solicite uma demonstração.

%d blogueiros gostam disto: