Carreira Gestão de Pessoas

O Mito da Produtividade

Tempo de leitura: 4 minutos

O caminho para alcançar uma produtividade de alta performance é personalizado, mas existe uma técnica fundamental para iniciar qualquer jornada, a que chamamos de “mudança de mindset”. Nesse artigo você vai conhecer os principais pilares do nosso curso “Mindset para a Produtividade”, que apresenta diversas soluções com o objetivo de despertar novos gatilhos na sua rotina, que te ajudem a colocar em prática tudo o que você planeja, além de diversas técnicas, estratégias e dicas ferramentas.

O que define a agilidade de um negócio, a capacidade e a otimização do trabalho de uma pessoa e até o valor de um serviço no mercado? A famigerada produtividade. O Relatório de Trabalho Empresarial dos EUA, publicado pelo Workfront, estima que apenas 39% de um dia de trabalho seja realmente produtivo. 

Em média, mais de 60% dos trabalhadores chegam ao final do dia com a sensação de que poderiam ter focado mais, priorizado ou planejado melhor as atividades. Você é um deles? Vamos entender por que isso acontece!

  • O que é produtividade?

É a capacidade de realizar o máximo de atividades possível utilizando o mínimo de recursos e tempo necessários. Essa é uma definição básica que dá origem a um mito que precisa ser derrubado antes de continuar essa leitura:

A Isadora Jardim, líder do nosso curso de Mindset para Produtividade, afirma que “produtividade não tem a ver com horas trabalhadas e nem com ser ocupado”. A qualidade do tempo e do resultado são métricas fundamentais de produtividade. Ser produtivo é aprender a fazer as atividades na ordem correta, sendo eficiente e, claro, separando tempo para você também. 

Um recente estudo, feito pela Universidade de Illinois, aponta que se os colaboradores tiverem o controle das interferências do trabalho na vida pessoal, poderão lidar melhor com o estresse e obter como resultado uma produtividade maior. O estudo é um incentivo a mais para definir um período limite para a vida  profissional e ter mais qualidade de tempo.

  • A fórmula para alcançar a produtividade!

Não existe fórmula.

Isso não é motivo para desistir deste artigo, calma que vamos te ajudar! 

A ausência de um passe de mágica dá lugar a uma série de técnicas que funcionam de maneira individual na realização de tarefas. Ou seja, o caminho para a produtividade é personalizado, mas podemos começar por uma técnica fundamental para qualquer jornada,  a que chamamos de “mudança de mindset”. 

O nosso curso Mindset para a Produtividade apresenta diversas soluções com o objetivo de despertar novos gatilhos na sua rotina, que te ajudem a colocar em prática tudo o que você planeja. 

A verdade é que para alcançar uma produtividade desejada é preciso vencer alguns vilões do nosso dia a dia, como a procrastinação, a distração, as interrupções e desenvolver inteligência emocional para lidar com imprevistos. Esses inimigos nos impedem de finalizar o dia com uma sensação de dever cumprido e, principalmente, bem feito!  

  Fonte: DVS editora

  • O que você vai aprender no nosso curso
  1. Autoavaliar a sua produtividade

Quais são os sintomas de quem NÃO é produtivo? Quais ações ou sentimentos que essa pessoa tem? Quais seriam as métricas, os indicadores para isso?

  1. Consolidar pendências para não perder nenhuma informação importante

O que acontece no mundo, principalmente na internet em 1 minuto? Somos bombardeados com muita informação, o tempo todo, e-mails, reuniões, whatsapp…são muitas fontes de distrações e diversidade de contatos que precisam ser gerenciadas  Então, antes de mais nada, como saber gerenciar pendências do trabalho?  Quais ferramentas podemos usar para nos apoiar nesse processo? Quais são os principais desafios que uma pessoa vai encontrar ao tentar começar a organizar suas pendências e como lidar com eles?

  1. Planejamento + Realização

Existe uma forma de planejar o planejamento? Onde esse planejamento pode ser feito? De quanto em quanto tempo devemos replanejar? Produtividade tem a ver com planejamento e a nossa capacidade de realização. O problema todo está no momento que nos planejamos mas não conseguimos tirar nada do papel.

Por isso, seja realista quando se planejar e se pergunte: Quais são as tarefas mais importantes? Quanto tempo precisarei me dedicar a elas? Consigo conciliar três tarefas difíceis em apenas uma hora? As respostas para essas perguntas afetarão diretamente a sua sensação de dever cumprido ao final do dia, por isso seja honesto(a) e crie metas bem definidas.

Ao considerar um planejamento com a produtividade da entrega das atividades, estará no caminho da alta performance. 

  1. Produtividade e métricas

Quais seriam as métricas para saber se o seu planejamento foi bem feito? Um dia produtivo pode ser medido de várias formas, e uma delas é por meio do sentimento pessoal de satisfação. Por exemplo, se ao final do dia concluímos aquilo que havíamos planejado, a sensação de dever cumprido é certa. 

Mas se ao final do dia estamos frustrados e com a sensação de procrastinação mais forte do que de produção, é hora de rever novas formas de ser produtivo(a). 

Uma pesquisa de 2020 feita pela consultoria americana de recursos humanos Robert Half, mostra que 52% dos funcionários acreditam estar trabalhando mais horas em casa do que antes, por isso saber gerir o seu tempo é crucial. 

As interrupções acontecem a todo momento e nem sempre podem ser controladas. Quantas vezes você programou o seu dia e, por algum imprevisto, deixou de dar uns “checks” no seu planejamento? Uma boa forma de contornar essas situações é saber organizar e prontamente reprogramar o próximo momento em que essa tarefa será executada! 

Agenda, post-its, calendário virtual ou planner… está tudo valendo para se tornar um inimigo(a) da procrastinação! 

  1. Como saber se sua equipe está sendo produtiva?

Quais são as características de uma equipe produtiva? Como identificar pontos de melhoria dentro do seu time?Como endereçar os pontos que precisam ser melhorados? Ou que uma pessoa poderia fazer para começar a aumentar a produtividade da sua equipe?

  • Temos um desafio para você!

Depois de conhecer os primeiros passos para a produtividade, a vontade de ter um alto desempenho produtivo só cresce, né?

Por isso, te desafiamos a achar na imagem abaixo alguns dos conceitos sobre a produtividade que serão trabalhados no nosso curso Mindset para a Produtividade, com Isadora Jardim. Esse game é só uma técnica para você fixar o conteúdo e nunca mais esquecer essas palavras. 

Já achou todos os conceitos? Antes de revelarmos a resposta, gostaria de entender melhor como a neurociência é capaz de definir estratégias assertivas de absorção e fixação de conteúdo? Então confere esse podcast que gravamos com Victor Ferreira, diretor de aprendizagem do BTG Pactual:

Preparado(a) para desmistificar suas ideias e iniciar sua nova jornada produtiva? Aí vai um spoiler do nosso curso  Mindset para Produtividade! 

WITSEED – SIMPLES DE USAR. INCRÍVEL PARA APRENDER. POTENTE COMO A TECNOLOGIA DEVE SER.

Acesse nosso site e saiba mais!

https://landing.witseed.com/

%d blogueiros gostam disto: